Tenho visto as reportagens que antecedem o jogo do Brasil contra o Chile e muito me preocupa a ênfase e até falta de respeito com que a imprensa trata a seleção chilena, como "freguês" habital da seleção brasileira.
Embora as estatísticas estejam a nosso favor, e eu esteja otimista em relação à nossa passagem à próxima fase, é muito preocupante o modo com que se refrem ao time chileno, até mesmo tirando onda em algumas reportagens.
Creio que o primeiro passo para a gente vencer a partida, é encará-la com seriedade, não importa contra quem seja. Mesmo sendo o Chile uma seleção inferior, sabemos que hoje em dia, se os jogadores não se empenham, o gol não cai do céu.
Tomara que esse clima de "jogo jogado" que a imprensa mostrou em sua abordagem pré-jogo não tenha contaminado o grupo, senão...
Deu tudo certo. 3 x 0. Não foi um espetáculo, mas depois do primeiro gol, ficou bem mais fácil.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Oitavas-de-final
Por enquanto, temos:
Uruguai x Coréia do Sul
Argentina x México
Alemanha x Inglaterra
Estados Unidos x Gana
O goleiro do México tem 1,74m. Vai ser um vareio argentino.
Uruguai x Coréia do Sul
Argentina x México
Alemanha x Inglaterra
Estados Unidos x Gana
O goleiro do México tem 1,74m. Vai ser um vareio argentino.
Marcadores:
Alemanha,
argentina,
coréia do sul,
estados unidos,
Gana,
inglaterra,
méxico,
uruguai
Sérvia 1 x 2 Austrália
A Austrália é a seleção mais indisciplinada da Copa, segundo os critérios que a imprensa usa, já que teve 2 jogadores expulsos. A meu ver, critérios incorretos, já que uma expulsão foi porque o jogador colocou a mão na bola para evitar um gol. Indisciplina para mim tem a ver com a violência em campo, seja verbal ou física.
E a Sérvia está conseguindo a proeza de perder para a Austrália. Aquele uniforme verde-amarelo deve servir para alguma coisa, nem que seja apenas terminar dignamente a Copa.
Mais um gol da Austrália. De longe, que o bom goleiro Sérvio (que defendeu pênalti no outro jogo) aceitou.
A Sérvia diminuiu e teve um segundo gol, acertadamente, anulado.
Segundo o Arnaldo César Coelho, aos 46 do segundo, pênalti não marcado para Sérvia. Mas, também, quem perde até os 46 do segundo para a Austrália não pode reclamar muito da arbitragem. Só da falta de seu próprio futebol.
Os Sérvios fizeram o mais difícil, que era ganhar da Alemanha, mas conseguiram perder os outros 2 jogos.
E a Sérvia está conseguindo a proeza de perder para a Austrália. Aquele uniforme verde-amarelo deve servir para alguma coisa, nem que seja apenas terminar dignamente a Copa.
Mais um gol da Austrália. De longe, que o bom goleiro Sérvio (que defendeu pênalti no outro jogo) aceitou.
A Sérvia diminuiu e teve um segundo gol, acertadamente, anulado.
Segundo o Arnaldo César Coelho, aos 46 do segundo, pênalti não marcado para Sérvia. Mas, também, quem perde até os 46 do segundo para a Austrália não pode reclamar muito da arbitragem. Só da falta de seu próprio futebol.
Os Sérvios fizeram o mais difícil, que era ganhar da Alemanha, mas conseguiram perder os outros 2 jogos.
Alemanha 1 x 0 Gana
Será culpa do Carlos Simon, conhecido pelos empates em clásicos, esse placar em branco?
Saiu o gol alemão, aos 15 do segundo tempo, dos pés do craque Oezil, o Ganso deles. Bonito gol, mas, com esse futebolzinho, os alemães perigam consagrarem os Estados Unidos na próxima fase. Então sentindo o peso da idade. Ou melhor, da falta de idade. É a seleção alemã com menor média de idade da história.
Gana apertou e perdeu um gol incrível aos 20.
Os alemães estão se esforçando para tomar um gol.
32 do segundo. Os alemães melhoraram.
Alemanha x Gana repetiu Uruguai x Chile. Todos se classificaram. Gana é a única seleção africana classificada.
Saiu o gol alemão, aos 15 do segundo tempo, dos pés do craque Oezil, o Ganso deles. Bonito gol, mas, com esse futebolzinho, os alemães perigam consagrarem os Estados Unidos na próxima fase. Então sentindo o peso da idade. Ou melhor, da falta de idade. É a seleção alemã com menor média de idade da história.
Gana apertou e perdeu um gol incrível aos 20.
Os alemães estão se esforçando para tomar um gol.
32 do segundo. Os alemães melhoraram.
Alemanha x Gana repetiu Uruguai x Chile. Todos se classificaram. Gana é a única seleção africana classificada.
Alemanha x Gana e Sérvia x Austrália
Preste atenção na tevê, porque os alemães não estão usando seu tradicional uniforme branco. Então, os pretos (de Gana) estão de branco e os brancos (alemães) estão de preto.
Bem, eu aposto que a Alemanha ganha e a Sérvia também, sendo primeiro e segundo no grupo, respectivamente, mas, termina o primeiro tempo e ambos os jogos estão com o placar em branco.
Gana e Alemanha estão se classificando, mas certamente isso não dura até o final.
A Alemanha começou encantando contra a Austrália e parou na marcação, retranca e goleiro da Sérvia. Mas, também, não sei o que esperam. Que todo mundo jogue faceiro e aberto para ser goleado?
Bem, eu aposto que a Alemanha ganha e a Sérvia também, sendo primeiro e segundo no grupo, respectivamente, mas, termina o primeiro tempo e ambos os jogos estão com o placar em branco.
Gana e Alemanha estão se classificando, mas certamente isso não dura até o final.
A Alemanha começou encantando contra a Austrália e parou na marcação, retranca e goleiro da Sérvia. Mas, também, não sei o que esperam. Que todo mundo jogue faceiro e aberto para ser goleado?
Inglaterra 1 x 0 Eslovênia e Estados Unidos 1 x 0 Argélia
Pelo que vi do começo do jogo, a Inglaterra iria passar fácil pela Eslovênia. Os eslovenos estavam dando espaços demais para os ingleses, até que saiu o gol. Além disso, o espírito inglês foi bem diferente daquele no modorrento empate com a Argélia. Depois ainda puderam ampliar, mas faltou qualidade no acabamento. E, no segundo tempo, quase que os Eslovenos fazem um crime. O final de jogo foi na pressão.
O curioso da rodada é que, em certo momento, Eslovênia se classificava para enfrentar provavelmente a Sérvia, duas das 6 nações resultantes da divisão da antiga Iugoslávia. E, coitados dos eslovenos, termina o jogo, estão classificados, mas os Estados Unidos fazem um gol aos 45 do segundo tempo na outra partida e os eliminam.
De qualquer forma, foi uma justiça, já que de todas as seleções desse Grupo C, os EUA foram os que melhor jogaram, sendo extremamente prejudicados contra a Eslovênia, ao terem um gol legal mal anulado, e hoje, novamente.
Que bom para eles. Chega até ser engraçado torcer para os Estados Unidos, tão odiado aqui entre nós brasileiros, mas, no futebol, eles são pequenos e merecem nossa compaixão, sobretudo por esse nova febre que o futebol pode estar gerando por lá. Talvez enfrentem a Sérvia, segundo minhas previsões.
Por fim, devo ser muito azarado, porque nunca vejo o tal de Rooney jogar uma partida bem. Em todos os jogos que assisti, na seleção ou no Manchester, sempre foi discreto.
Marcadores:
argélia,
eslovênia,
estados unidos,
inglaterra
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Dunga e a imprensa
Dunga e a imprensa nunca se deram, mas agora a coisa está feia, feia mesmo. E por quê?
Por algumas questões básicas:
1) Dunga foi massacrado em 1990, na Copa da Itália, chamaram de o fim da "era Dunga" (quando o grande culpado era o Lazaroni e seu esquema 3-5-2), e ainda guarda algum rancor daquilo, mesmo dando a volta por cima 4 anos depois;
2) A imprensa ainda não aprendeu que, só porque vivemos em tempos de liberdade, não se pode tudo. Se o treino é fechado, é preciso respeitar, não tem que subir não sei onde para conseguir foto. Além do mais, regra básica em palestra/entrevista, é celular no silencioso. É o mínimo de consideração que se espera. Quem não respeita isso exige respeito?
3) A imprensa também pode ser criticada. Ela não está sempre certa. Como está circulando pela internet: "Quando a imprensa difama, é liberdade de imprensa. Quando é atacada, é ditadura."
4) Muitos torcem contra só para dizer depois: "Eu não disse?".
5) Futebol envolve muita grana e questões das quais nem sabemos direito. Existem alguns interesses velados.
6) Há regionalismos fortes que impedem que se tenha uma postura mais isenta. Cada um fica "puxando brasa pro seu assado".
7) A imprensa é extremamente corporativista.
Assinar:
Comentários (Atom)